top of page
Faixa retangular 2 VDA (3).png

Matérias, vídeos, entrevistas e mais...

Central de conteúdos - Vida de Advogado

ADVOGADO E A EXPERIÊNCIA NA GESTÃO E ASSESSORIA JURÍDICA DE CONDOMÍNIOS




Posso dizer que a minha experiência em Condomínios, começou na Capital de São Paulo, a cerca de uns quinze anos atrás quando participei de uma assembléia para eleição de síndico no Condomínio em que residia e do nada, sem candidatos os moradores ali epresentes me convidaram para ser o síndico, por eu ser advogado e por já residir ali já algum tempo. No começo fui meio relutente, mas acabei aceitando e assim fui eleito por unanimidade.

Foram quatro mandados seguidos como Síndico e além de exercer a função em um Condomínio com trinta e dois apartamentos, também cuidei do jurídico, cumulando função, tudo com a autorização e aprovação dos moradores.

Logo em seguida a síndica de um prédio ao lado do nosso, ouvindo sobre meu trabalho na condução do prédio, me convidou para assumir o seu jurídico também.

Me especializei, resolvi depois de um tempo fazer uma pós-graduação em Direito Imobiliário e acabei indo morar no Interior, na Comarca de Itu, onde fiquei por uns seis anos, só que agora residindo em um Condomínio de casas com nada mais nada menos 353 imóveis. Mas deste não me tornei síndico, apenas sempre estive envolvido na gestão. No entanto, hoje, já há uns quatro anos cuido do jurídico deste Condomínio.

E atualmente voltei a residir na Capital, onde comecei a cuidar de alguns outros Condomínios, até foi um dos motivos de voltar a residir na Capital novamente, onde estou há uns dois anos.

Como gestores de condomínios, os síndicos enfrentam desafios diários que demandam uma abordagem proativa e eficaz. Um dos pilares fundamentais para o sucesso na administração condominial é contar com um departamento jurídico bem estruturado e eficiente o qual preste a assistência necessária ao Síndico para que este possa se preocupar com outras demandas.

A inadimplência é um problema comum que afeta a saúde financeira dos condomínios. Um jurídico especializado e principalmente com um advogado o qual já exerceu a função de síndico, pode agir prontamente para lidar com casos de atraso ou falta de pagamento de taxas condominiais. Isso inclui o envio de notificações, cobranças extrajudiciais e, se necessário, cobranças pelas vias judiciais. Ter um departamento jurídico experiente pode acelerar o processo de recuperação de valores em atraso, protegendo assim os interesses de todos os condôminos. E vale lembrar que ninguém fica devendo condomínio porque quer, pelo menos a maioria, e justamente por entender as dificuldades destas pessoas, o trabalho humanizado e acolhedor para com os inadimplentes, proporcionando o parcelamento de débitos respeitando a Convenção, a inadimplência tem grandes chances de ser reduzida.

Também temos a questão da Assessoria Legal ao Síndico, seja com a atualização da Convenção e Regulamento Interno, análise de contratos, participações em Assembléias, redação de advertências, conciliação entre vizinhos, resposta e redação de ofícios, dentre outros necessários a pedido do Síndico, justamente para que este possa se preocupar com outras demandas.

Por fim, temos que manter um departamento jurídico ativo, experiente e de qualidade, proporciona uma sensação de segurança aos condôminos. Saber que o condomínio está preparado para lidar com questões legais de forma eficiente e profissional transmite confiança e credibilidade aos moradores.

Em suma, investir em um departamento jurídico capacitado é uma estratégia inteligente para síndicos e administradores de condomínios. Além de lidar com questões cotidianas, um jurídico eficiente contribui diretamente para a estabilidade financeira e a boa convivência entre os condôminos.

Contar com um suporte jurídico adequado é mais do que uma necessidade; é um investimento que traz retornos tangíveis em termos de eficiência operacional, redução de custos e proteção dos interesses coletivos.

Portanto, é importante que os síndicos priorizem e valorizem a presença de um jurídico competente em seus condomínios.

Rogério de Almeida Gimenez – Advogado desde 2003 – Pós graduado em Advocacia 4.0, Inovação Jurídica e Tecnologia e em Direito Imobiliário Aplicado – www.gimenezadvocacia.com.br – rogerio@gimenezadvocacia.com.br – WhatsApp: (11) 3205-1637

 

17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page