top of page
Faixa retangular 2 VDA (3).png

Matérias, vídeos, entrevistas e mais...

Central de conteúdos - Vida de Advogado

GOLPE DO EMPRÉSTIMO ONLINE

Eu já fiz vários vídeos para o canal do Youtube do Vida de Advogado sobre esta modalidade de golpe e fiquei e fico surpreso com a quantidade de pessoas as quais comentam nos vídeos. Muitos os quais cairam no golpe e outros que depois de terem visto o vídeo, se livraram de cair.

Os fraudadores se utilizam de diversas artimanhas para enganar as pessoas, principalmente aquelas carentes e desesperadas a precisar de dinheiro. Geralmente pagam propagandas as quais são divulgadas em diversas plataformas na Internet.

Em primeiro lugar, vamos lá, essas pessoas muitas vezes se passam por agentes financeiros, se identificam como sendo de Bancos e Financeiras, chegam a apresentar um documento forjado, porém, sequer o nome é daquela pessoa, ela finge ser alguém que efetivamente não é.

E então uma das vítimas me relatou, mas ela tem foto e me enviou, quando fui ver a foto percebi que o nome da suposta agente financeira, era totalmente divergente do nome existente no comprovante de PIX que a vítima teria feito e fora isso observando bem a foto, visivelmente uma foto provavelmente criada por inteligência artificial, e sim, isso é possível.

Ah mas no Instagram da Financeira, tem vários comentários de pessoas as quais fizeram o empréstimo e realmente receberam o dinheiro, é falso também meu amigo(a), essas pessoas são perfis falsos, fake para justamente passar uma falsa credibilidade sobre aquela pessoa.

Outra artimanha que eles se utilizam e sim é verdade e já fiz vídeos falando disso, é a seguinte, eles ligam para você de um número telefônico idêntico ao do Banco ou Financeira, você olha na Internet e pensa, poxa, é o número que consta no site do Banco, então posso confiar, ledo engano, eles possuem equipamentos capazes de conseguir burlar e fazer com que o número o qual aparece no seu celular ou identificador de chamadas seja o mesmo do site do Banco.

Nossa que loucura! Mas como então eu vou saber se aquela Financeira ou Banco é de verdade? Simples, evitando contratações online, exceto aquelas as quais você faz através do aplicativo do seu Banco, mediante selfies e confirmações de segurança, sem contato com terceiros, ou diretamente no seu Banco ou indo pessoalmente em uma Financeira, mas conhecida, não essas que se dizem financeiras e ficam numa salinha no fundo de um prédio.

Mas o melhor meio de você comprovar que se trata de golpe é quando lhe pedem um depósito, pix ou transferência bancária antecipada, com a desculpa que se trata de taxa do Bacen, de taxa de liberação, de taxa de registro do contrato em cartório, taxa de autenticação do Banco Central e tantas outras taxas as quais esses picaretas inventam para ludibriar você. A verdade é uma só, NENHUMA FINANCEIRA OU BANCO SOLICITA VALORES ANTECIPADOS PARA LHE CONCEDER EMPRÉSTIMOS.

Geralmente as empresas sérias e verdadeiras fazem da seguinte forma, você está emprestando R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais), ok, você irá receber este valor na sua conta, porém, o valor o qual você está contratando é na verdade de R$ 1.800,00 (um mil e oitocentos reais), pois trezentos reais são IOF, taxa disso e daquilo, ou seja, eles colocarão na sua conta, aumentando o valor que você está a contratar. JAMAIS, JAMAIS ELES IRÃO LHE COBRAR QUAISQUER VALORES ANTECIPADAMENTE, ISSO NÃO EXISTE, É GOLPE.

E mais, se você está contratando quaisquer empréstimos pela Internet, você tem o seu direito de arrependimento, e se você não recebeu nenhum valor ainda, não tem por que negarem o cancelamento, mas irão lhe dizer que você terá multa para pagar, ameaçam negativar seu nome e pior, bloquear suas contas bancárias. Ora, vamos lá, para existir um bloqueio de contas bancárias, primeiro, precisa existir um processo, você será intimado, irá se defender e a única pessoa a qual poderá determinar o bloqueio da sua conta é um Juiz. E bloquear seu CPF isso não existe e para lhe negativar, você terá de ser notificado antes, não é tão simples assim.

Não caia nessa, e se você encaminhou seus documentos, eu aconselho seja feito um boletim de ocorrência. Conversei com uma vítima a qual simplesmente disse que deixaria para lá, pois bem, é justamente por isso que continuam a enganar as pessoas, pois na maioria das vezes as pessoas deixam para lá, e com isso, imagina, duzentos reais de taxa cobrado de dez vítimas em um dia ou em uma hora, faça as contas, ganham dinheiro fácil e como nada é feito, pois deixam para lá, eles continuam aplicando seus golpes.

Por fim, não caia no golpe. Compartilhe essa matéria com o máximo de pessoas possíveis, e se você que está lendo essa matéria caiu no golpe, sinto muito, mas por favor, faça um boletim de ocorrência contra aquela pessoa a qual foi feito o PIX e não deixe simplesmente para lá, faça a diferença e a sua parte.

Para saber mais sobre o assunto, assista aos diversos vídeos sobre o tema no nosso canal do Youtube do Vida de Advogado. https://www.youtube.com/vidadeadvogado


Por Rogério Gimenez, advogado. E-mail: rogerio@gimenezadvocacia.com.br

91 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page