FAKE NEWS e EFEITO BORBOLETA
top of page
Faixa retangular 2 VDA (3).png

Matérias, vídeos, entrevistas e mais...

Central de conteúdos - Vida de Advogado

FAKE NEWS e EFEITO BORBOLETA


De início convém definir de uma maneira simples e singela que Fake News nada mais é que um termo moderno para definir notícias falsas, são uma forma de divulgação de uma notícia falsa advinda de boatos da forma que for, mas geralmente, difundidas pela Internet. Já o efeito borboleta se trata de um termo técnico utilizado pela primeira vez em 1963 por Edward Lorenz e em síntese quer dizer que o bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, poderia provocar um tufão do outro lado do mundo.


Para maior clareza sobre o efeito borboleta eu indicaria um filme chamado “O Efeito Borboleta” trama a qual um rapaz desenvolve a capacidade de, com base em suas memórias, fazer pequenas alterações no seu passado que determinam novos rumos no decurso de sua vida, filme este de 2004 e que tiveram sequências em 2006 e 2009.


Quanto à Fake News, esta é mais fácil e atual de se entender, ela nos acompanha diariamente e seus efeitos são por vezes devastadores, como por exemplo, uma mulher espancada até a morte após um boato em redes sociais e tantas outras como atualmente sobre a vacina do coranavirus, que ele fica nove dias no organismo, que há receita com coco para curar e assim por diante.

E se você ainda não percebeu a relação das Fake News com o Efeito Borboleta, é bem simples, da mesma forma que o bater de asas de uma borboleta do outro lado do mundo poderá provocar e influenciar o curso natural das coisas, assim é com as Fake News, as quais são compartilhadas e divulgadas com a mesma velocidade de um bater de asas de borboleta e seus efeitos, poderão ser devastadores.


Fake News podem e matam e se tornaram crime em nosso País inclusive e devemos combate-la, primeiramente identificando a sua fonte, lendo mais, verificando o autor da mesma, busque fontes de apoio, verifique datas, veja se não seria uma piada, avalie seus valores próprios e crenças para que assim não influencie em seu julgamento e por fim, consulte especialistas no assunto, acredito eu, se ater a uma destas atitudes, evitaríamos muitas Fake News.


E digo mais, da mesma forma que comete crime o autor da Fake News, comete aquele que as divulga.


Agora pare e pense, analise os efeitos da Fake News, eles podem ser catastróficos, assim como o bater de asas de uma borboleta, eu diria que muito pior, pois seus efeitos, podem destruir uma reputação que a pessoa levou anos para construir e pode tirar uma vida ou várias.


Por Rogério Gimenez.

171 visualizações0 comentário
bottom of page