top of page
Faixa retangular 2 VDA (3).png

Matérias, vídeos, entrevistas e mais...

Central de conteúdos - Vida de Advogado

Golpe do Boleto

Atualizado: 29 de fev.



Não se impressão minha mas parece que nessa época de pandemia, os criminosos também estão trabalhando de casa e o pior, pelos meios digitais, já entraram em contato com familiares se passando por mim pedindo dinheiro, já me enviaram links dizendo que tinha pontos do cartão de crédito prestes a expirar, e, alguns outros.

Porém, todo o cuidado é pouco quando se recebe links, não devemos clicar sob os mesmos quando acharmos ser suspeitos de jeito nenhum e muito mais cuidado quando receber um boleto bancário pela por e-mail.

Os sistemas que geram o boleto são antigos e muito fácil de burlar e pessoas mal intencionadas conseguem alterar dados e redirecionar o pagamento daquele boleto para outra conta bancária diversa daquela a qual efetivamente você deveria estar pagando.

O golpe também pode ser aplicado por e-mail e também com o envio de correspondências para a residência, e em alguns casos quando vai se efetuar o pagamento, você é redirecionado do banco X para o banco Y por exemplo, e, você até acredita que fez o pagamento do boleto e efetivamente fez, porém, o valor foi redirecionado para outra pessoa.

Você precisa prestar a atenção, por exemplo, uma cobrança de Banco geralmente começa no boleto com o número deste Banco, então, você precisará observar se na numeração do boleto começa com o número daquele Banco e também, muitos boletos falsos, quando você tenta pagar com o código de barras, geralmente não consegue, justamente para forçar o pagamento pela digitação do código de barras.

Algumas garantias devem ser tomadas para não se cair nesses golpes, como por exemplo, somente emitir os boletos no site oficial do seu Banco ou da empresa que realiza a cobrança. Tomar cuidado com mensagens de e-mails, pois dificilmente fazem cobranças por e-mail e na dúvida ou se caiu em um golpe deste tipo, consulte sempre o seu advogado.

3 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page