top of page
Faixa retangular 2 VDA (3).png

Matérias, vídeos, entrevistas e mais...

Central de conteúdos - Vida de Advogado

Principais Prerrogativas dos Advogados


As prerrogativas dos advogados são direitos e garantias previstos em lei que visam assegurar o pleno exercício da advocacia e o respeito ao papel fundamental desempenhado pelos advogados na administração da justiça. Algumas das principais prerrogativas dos advogados incluem:

  1. Inviolabilidade do escritório ou local de trabalho: O escritório do advogado é considerado inviolável, sendo proibida a entrada ou busca sem prévia autorização judicial, ressalvadas as situações de flagrante delito ou desastre que coloque em risco a vida de pessoas.

  2. Comunicação reservada com o cliente: O advogado tem o direito de se comunicar de forma reservada e sigilosa com o seu cliente, seja pessoalmente, por telefone, e-mail ou outros meios de comunicação.

  3. Independência e liberdade de atuação: O advogado possui autonomia e independência para atuar na defesa dos interesses do seu cliente, dentro dos limites legais e éticos.

  4. Acesso a processos e autos judiciais: O advogado tem o direito de ter acesso aos processos e autos judiciais, mesmo aqueles que tramitam em segredo de justiça, desde que seja constituído nos respectivos processos.

  5. Prisão especial: Em determinadas situações, o advogado tem direito a prisão especial, ou seja, a cumprir eventual prisão preventiva ou provisória em sala de Estado-Maior, em condições mais adequadas do que as prisões comuns.

  6. Prioridade de atendimento: O advogado possui prioridade de atendimento nos órgãos judiciais, repartições públicas e privadas, devendo ser respeitada a sua vez de ser atendido.

Essas são apenas algumas das prerrogativas dos advogados, e a lista completa pode variar de acordo com a legislação de cada país. É importante ressaltar que essas prerrogativas têm como objetivo garantir a efetividade do exercício da advocacia e a plena defesa dos direitos dos clientes.

95 visualizações0 comentário

תגובות


bottom of page