ENTREVISTA COM A PSICÓLOGA JULIA GIMENEZ- QUOD CONSULTORIA
top of page
Faixa retangular 2 VDA (3).png

Matérias, vídeos, entrevistas e mais...

Central de conteúdos - Vida de Advogado

ENTREVISTA COM A PSICÓLOGA JULIA GIMENEZ- QUOD CONSULTORIA


Julia Carolina Brandão Gimenez, é psicóloga, devidamente inscrita no órgão da classe, pós-graduada em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Instituição de Ensino Mackenzie e Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching de São Paulo/SP.

Júlia é proprietária e fundadora da empresa Quod Consultoria a qual presta serviços de recrutamento e seleção, treinamento, avaliação e desenvolvimento de pessoas. Ministra cursos e palestras de carreira e desenvolvimento profissional, além dos projetos voluntários de educação e orientação de carreira e recolocação profissional.

Indagada sobre os motivos a que levaram a escolher a profissão de psicóloga, Júlia explica que tudo começou quando foi jovem aprendiz em uma multinacional na área de Recrutamento e Seleção de Pessoal e como teve sua primeira experiência profissional nesta área, conheceu de perto a psicologia e a rotina da área organizacional, momento o qual pode ter a certeza do que seria quando crescesse. Para Júlia, “ser psicóloga para mudar o mundo, transformar pessoas e ser uma mulher bem-sucedida”.

A ideia de criar a empresa Quod Consultoria, surgiu quando estava desempregada e não obtinha êxito nos processos seletivos a que participava. Começou então a realizar trabalhos autônomos de consultoria de carreira, sendo questionada à época de porque não ser uma consultoria. E no processo de autorreflexão sobre dos motivos pelo qual ela não conseguia uma recolocação, identificou-se com o perfil de empreendedora e já sabedora da sua criatividade decidiu colocar em prática suas ideias, assim nascendo a Quod Consultoria. Segundo Júlia, outro fator não menos importante que a motivou foi o desejo de trabalhar em uma consultoria devido ao grande número de vagas.

Quod do latim, significa, Ser, “a borboleta remete a transformação, com isso nosso objetivo é transformar o Ser, seja sua empresa ou sua vida pessoal/profissional”.


O foco principal da Quod Consultoria é cuidar do bem maior da empresa, que são as pessoas, segundo Júlia nos explica, “sendo que este cuidado se inicia no Recrutamento e Seleção, onde captamos os melhores profissionais de acordo com a cultura da empresa”.

Indagada sobre o que considera como empreendedorismo e se considerasse uma, Júlia nos responde que: “Eu considero Empreendedorismo tudo aquilo que é criativo e inovador. Em tudo há falhas, há o que ser aperfeiçoado, então o empreendedor é aquele que coloca em prática o que disseram um dia ser impossível. Sim, me considero, pois estou levando uma necessidade e um serviço para um público alvo que muitos não olham. Nossa metodologia consiste com transparência, parceria e empatia com todos, seja ele cliente empresa ou candidato, e muito desses valores se perderam devido a trabalhos automáticos e a competição de mercado. ”

Para Júlia, é muito difícil lidar com pessoas de um modo geral, “pois cada um tem sua subjetividade, interesse e sentido de vida e falta empatia -capacidade de se pôr no lugar do outro, ouvir o outro sem pré-conceitos e julgamentos”.


Júlia é psicóloga devidamente inscrita no CRP, especialista na psicologia organizacional e do trabalho com foco em pequenas e médias empresas, startups e empreendedores quanto às suas necessidades em Gestão de Pessoas.

Para Júlia, a sua maior inspiração quando da criação da empresa foi de levar a avaliação psicológica e o processo seletivo como fonte de inspiração para o crescimento de pequenos negócios. “Tenha o profissional ideal exercendo a função com engajamento gerando resultados positivos no seu negócio”.

Como não poderia faltar uma pergunta sobre nós, advogados, perguntei para Júlia, se ela lida com muitos estudantes de Direito, Advogados, profissionais da área jurídica em um todo? E se é muito complicado lidar com esse público em específico?

Júlia responde que tem dentre seus clientes um escritório de advocacia, e todos os processos seletivos são um desafio. “Encontra advogados com muito ego e pouco conhecimento técnico. Assim como do contrário muito conhecimento e baixa produtividade, sem iniciativa e paixão pela profissão”.

Júlia nos narra um processo seletivo em que os candidatos foram desafiados a redigir uma peça jurídica e um deles, simplesmente, copiou da internet. Conseguiram identificar tal cópia, pois foi utilizado termos que não são corriqueiros e ao consultar o Google foi encontrado a peça original, e o mesmo (advogado) manteve todas as vírgulas. “São diversos fatores, diversas subjetividades que tornam a área instável e não cabe a nós julgar, pois há espaço para todos”.

Segundo Júlia, atualmente a maior dificuldade das pessoas se firmarem no mercado de trabalho é o comportamento. “Ainda se mantém o discurso que são contratados pelo currículo e demitidos pelo comportamento. Nenhuma empresa deseja mais ter um funcionário mecânico. Todos querem e precisam de iniciativa, comprometimento e dedicação. Não há mais emprego e sim trabalho”.

Para ela a crise pela qual passa o País prejudica de uma certa forma as empresas, porém, ao contrário, é sábio durante a crise manter um profissional dedicado, criativo e inovador para que venha com gás para mudar o cenário da empresa. Contudo, segundo Júlia, encontrar este profissional é um processo árduo.

A todos os profissionais que buscam por sua recolocação ou estão almejando mudar de área, em especial aos profissionais de direito, tenha a certeza absoluta de QUERER tal posição, tenha sempre brilho nos olhos e seja apaixonado pelo seu SER profissional.

Sucesso, vamos juntos!!!

Júlia atende através dos seguintes contatos:

Telefone e Whatsapp: (11) 9 8223-2325

Para envio de currículo: selecao@quodconsultoria.com.br

Para empresas: contato@quodconsultoria.com.br

Grupo no Facebook: Networking Quod Consultoria: https://www.facebook.com/groups/1790604814601921/

INSTRAGRAN: @quodconsultoria

SKYPE: Quod Consultoria


Por Rogério Gimenez.

220 visualizações0 comentário
bottom of page